Os eventos têm como objetivo agradecer aos doadores de sangue por suas doações que salvam vidas e aumentar a conscientização da necessidade de sangue e seus derivados. De acordo com Flávio Vormittag, coordenador da área de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde: “O sangue é insubstituível. Ainda não existe nenhum tipo de medicamento ou sangue artificial que possa substituir o sangue. E quem precisa só consegue graças à generosidade de quem doa”.
No Brasil, cerca de 3,5 milhões de pessoas realizam transfusão de sangue. Atualmente em nossa população os doadores representam 1,8%. Apesar de estar dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (pelo menos 1% da população), o Ministério da Saúde tem trabalhado para aumentar esse número.
O sangue é um recurso importante no tratamento de pacientes que sofrem de doenças crônicas graves ajudando-os a viver por mais tempo e com mais qualidade, além de servir de apoio para procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. O sangue também é vital para tratar feridos durante emergências e carrega uma função essencial na assistência materna e perinatal.
A cada ano, a vida e a saúde de milhões de pessoas são afetadas por emergências. Na última década, os desastres levaram a mais de um milhão de mortes. Além disso, mais de 250 milhões de pessoas são atingidas por emergências todos os anos. Desastres naturais como terremotos, inundações e tempestades geram consideráveis necessidades emergenciais de assistência à saúde, ao mesmo tempo em que destroem instalações de saúde vitais. Os desastres ocasionados pelo homem, como os acidentes de trânsito e os conflitos armados, também geram exigências substanciais de assistência à saúde e a necessidade de tratamento de primeira linha.
A campanha da Organização Mundial de Saúde deste ano tem foco na doação de sangue em situações de emergência. Em qualquer crise ou situação emergencial, a resposta humana natural é “O que pode ser feito? Como posso ajudar?”, por isso, o slogan para a campanha de 2017 é:
A campanha destaca o papel que cada pessoa desempenharia ajudando aos outros em situações de emergência por meio da doação deste material tão valioso que é o sangue. Centra-se, também, na importância de doar sangue regularmente, para que a reserva sanguínea seja suficiente antes que haja uma emergência.